5 mentiras sobre Marketing Digital

Não há dúvida que um dos meios mais utilizados hoje em dia é a Internet. No Brasil, segundo os dados da última pesquisa de eMarketer, já há praticamente 108 milhões de usuários, e os brasileiros passam mais tempo na internet do que em qualquer outra mídia.

Por este motivo muitas empresas, principalmente as pequenas e médias estão levando seus esforços de marketing para o online, e é aqui onde aparecem muitos mitos sobre o Marketing Digital. Neste post, vou relatar as 5 mentiras sobre marketing digital que já ouvi falar.

1. Marketing Digital é barato: Se comparado com a mídia tradicional (Televisão e Jornal), realmente é um investimento menor, já que é possível começar a trabalhar  com orçamentos mais reduzidos, mas  se você realmente quer obter resultados, precisa destinar um orçamento competitivo para que a estratégia funcione. A análise sobre a verba a ser destinada para uma campanha digital é relativa e de acordo a cada negócio, então só poderá ser estipulada uma vez que seja criada a campanha, já que é aqui onde conheceremos por exemplo, o público a ser atingido e quais mídias serão utilizadas (Facebook Ads, Twitter Ads, Google Adwords, etc.) para captar esses novos clientes ou novas vendas.

2. Marketing Digital é só ter mídias sociais: Completamente errado! Muitas empresas começam sua presença digital pelas mídias sociais, por isso acredita-se que manter uma página no Facebook já resolve, mas uma campanha de marketing digital engloba muitas estratégias, plataformas e ferramentas. Uma delas é o conteúdo, que é uma das bases para realizar um bom marketing digital. Um website com um bom posicionamento (SEO) auxilia você ser encontrado de forma “orgânica”, e uma boa estratégia de links patrocinados ajudará a os clientes que procuram por um produto ou serviço que você vende. Outra ferramenta é o E-mail Marketing (não, ele não morreu, e continua sendo um dos mais efetivos), que serve não somente para enviar promoções para os clientes, mas também para mantê-los atualizados com as novidades que a empresa tem  para lhes apresentar. O monitoramento serve para saber quando se fala mal da empresa, além de ser capaz de detectar tendências e comportamentos do público alvo que é interessante para a empresa. Por isso, é muito importante dispor de investimentos em Marketing Digital.

3. Qualquer pessoa pode cuidar da minha presença na internet: Tem sempre a típica crítica que fazemos sobre o cliente que fala, “deixa que meu sobrinho faz aquela arte ou aquele website”, ou, “eu mesmo cuido do meu facebook”. Eu sempre me faço duas perguntas, como alguém pode entregar algo tão valioso como a sua marca para um sobrinho inexperiente? E a segunda, como consegue administrar um negócio de sucesso, se está preocupado em criar conteúdo para as mídias sociais? Uma das coisas que mais temos cuidado na agência é com os profissionais que fazem parte da nossa equipe, porque nós não brincamos com as marcas que cuidamos. Já pensou você empresário, contrata uma agência para cuidar do seu posicionamento nas mídias sociais e a agência coloca um estagiário de meio período para cuidar da sua empresa? E na hora em que houver uma crise? Qual é a postura que aquela pessoa assumirá quando tenha que dar a cara pela sua empresa? Na nossa equipe, 80% dos funcionários possuem estudos específicos nas áreas de atuação além de pós-graduação e MBA.

4. Marketing Digital é só produzir conteúdo: NÃO e NÃO mesmo! Uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação a propaganda tradicional é a capacidade de mensuração. No mundo online, tudo pode ser medido! O conteúdo é importante, claro que é! Como muitos dizem, conteúdo é Rei, mas já viu algum rei se defender só numa batalha? (os fãs de Game of Thrones entenderão! rs.) Os Reis comandam, lideram, mas nunca vão sós a um combate. No marketing digital é completamente necessário conhecer os dados para saber o que dá e o que não dá certo em relação a uma estratégia, sendo possível de ser feito isso em tempo real. Assim, há a possibilidade de mudar a direção de um plano de marketing se os resultados colhidos não são dos melhores.

5. Curtidas na página é tudo o que preciso: Essa é uma das maiores mentiras, e infelizmente, muitas vezes são ditas pelas agências, que chegam a incluir em suas propostas um determinado número de curtidas na sua página. Curtidas no facebook ou seguidores no Twitter e Instagram são importantes sim, mas dependendo de quem são essas pessoas que curtiram ou seguiram a sua empresa. Não adianta ter 50 mil curtidas na sua página, se nenhum desses seguidores comprou alguma vez no seu negócio. O importante em uma presença digital é que você possa se comunicar com seus clientes e com quem gosta da sua marca, que no futuro podem ser seus clientes também. Se por exemplo você tem uma loja de produtos de beleza, não adianta que mais da metade dos seus seguidores sejam homens, porque, pode até ser que algum deles alguma vez compre algo na sua loja, mas seu público alvo com certeza são as mulheres. Então, curtidas são importantes, desde que essas curtidas venham do seu público alvo.

É muito importante que os empresários conheçam o que realmente será importante ter na sua empresa para começar uma presença digital. Mídias Sociais e website á um ótimo começo, mas não pare por aí.