A importância da assessoria de imprensa

De uns tempos pra cá tenho ouvindo muitas pessoas afirmarem que o trabalho de assessoria de imprensa está com os dias contados e que as mídias sociais é que são a bola da vez quando o assunto é divulgar, potencializar e consolidar marcas.  Não concordo!

Acredito que o assessor de imprensa sempre terá seu espaço no mercado. Além de criar vínculo com a mídia, a assessoria é fundamental para a construção de uma imagem positiva de um profissional ou empresa. Para o profissional de assessoria, as novas mídias vieram para somar, uma ferramenta a mais que se não for usada de maneira correta, fatalmente, o resultado será desastroso.

É função de todo assessor de imprensa gerar conteúdo e compartilhar informações, seja em jornais, revistas, TVs, rádios, blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook), portais de notícias, sites de compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube, Flickr, SlideShare, Vimeo), enfim a lista é diversificada. O que mudou é que agora contamos com uma gama muito maior de canais de comunicação.

Independente da forma de comunicar, cabe ao assessor de imprensa planejar e criar estratégias de conquistar respaldo da opinião pública; divulgar marcas, produtos, serviços e as ações do negócio; criar e manter uma imagem positiva perante a opinião pública; contornar crises; tornar o assessorado uma fonte respeitada, confiável e solicitada pelos jornalistas. Definitivamente, isso não mudou com a chegada das mídias sociais, pelo contrário, isso proporcionou um reposicionamento do profissional.

Nesse sentido, sempre haverá espaço para os bons profissionais. Para tanto, sugiro que façamos o exercício diário de buscar conhecimento, estudar, se abrir para o novo e manter um bom relacionamento com os nossos públicos de interesse. As ações de hoje definem o futuro do profissional amanhã. Portanto, adequar-se às mutações do mercado e da cultura é preciso. Os objetivos podem não mudar, mas a maneira como se faz muda constantemente.

Ana Paula Sampaio