É social mídia mas não sabe o que significa CPC, CPM, CPA, CPV?

 

O profissional de mídias sociais precisa ser uma pessoa prática com e perfil analítico muito bem desenvolvido. E quem acha que a galera de humanas nunca vê números, está completamente enganado.

shutterstock_280374962-2

Uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente a capacidade de analisar tudo o que acontece, incluindo nas mídias sociais. Se você é social media ou community manager de alguma página no Facebook, você precisa conhecer alguns termos, principalmente para quando for começar a impulsionar as suas postagens ou criar anúncios nas mídias sociais.

Em primeiro lugar, quando você cria um anúncio no Facebook, no Google, no Instagram, no Twitter, no Waze, no LinkedIn etc, você precisa ter uma estratégia e uma meta definida para poder analisar posteriormente como foram os resultados dessa campanha.

Eis o termos que você terá que aprender para começar uma campanha digital:

CPC:  Se o objetivo for “caçar likes”, a estratégia mais comum seria basear seu planejamento em CPC (Custo por Clique). A cada clique realizado na sua página (seja numa publicação ou quando você quiser conseguir mais seguidores), será cobrado um valor X sobre esta ação. Existe a possibilidade de deixar o lance manual ou de forma automática. Se você é iniciante, deixe de forma automática que a própria mídia te ajuda com isso.

CPM: Quando na sua estratégia você escolhe ter maior alcance e posicionamento da marca, o mais recomendável é utilizar o CPM (Custo por Mil), que significa que, a cada mil impressões (mil vezes que aparece esse anúncio), você será cobrado com um valor X. Como no caso do CPC, aqui também é possível utilizar lances manuais e automáticos, dependendo do seu grau de interação com a ferramenta.

CPA: Se seu foco é venda ou aquisição de algum produto, você deve trabalhar o CPA (Custo Por Aquisição), que mostra o custo que você teve para que aquele cliente fizesse a conversão (comprar ou baixar algo, por exemplo). Vamos supor que você cria um E-book e o disponibiliza para download no seu site. Logo, você investe 100 reais em anúncios no Facebook destinados ao site para que as pessoas baixem o e-book e no final você consegue que 50 pessoas descarreguem ele desde seu site. Seu investimento foi R$100,00 e 50 pessoas baixaram. Isso significa que seu CPA foi de R$2,00.

CPV: Se você tem um vídeo para divulgar, CPV (Custo por View) é a sua métrica! Similar aos anteriores, você “diz” para a ferramenta que a sua estratégia é ter seu vídeo com bastante visualização e para isso você pagará um valor X. Dependendo da mídia social (Facebook, Youtube, Instagram), os valores variam, mas como falei acima, se você AINDA não tem muita experiência, deixe da forma automática que mesmo assim terá bons resultados.

Então, na hora que você for criar um anúncio nas mídias sociais, lembre-se dessas dicas que com certeza os resultados e as análises ficarão muito mais claros!